29 de setembro de 2009

Ghallan, o Rei dos Deuses



"Eu quase vi Ghallan."
Nohrak, bárbaro albino após ser ressucitado


Divindade Maior (Leal e Neutro)

Ghallan, o Rei dos Deuses e criador da raça humana, é Leal e Neutro. Ele também é chamado de Soberano Divino, Altíssimo Rei, Senhor da Coroa, O Piedoso, ou simplesmente de O Pai pelos humanos. É o deus dos líderes, das conquistas, da estabilidade e do equilíbrio. Apesar de possuir uma tendência neutra, ele é casado com Asla, a Senhora da Luz e Fonte da Benevolência, e acaba preferindo aqueles que são bons, a despeito dos maus, uma vez que estes, na grande maioria das vezes, transgridem seus mandamentos sagrados. E aqueles que os violam devem ser exemplarmente punidos, pois são justamente as leis, juntamente com a família e o líder, os pilares da sociedade em acordo com a religião Ghallânica. Ele também prega a harmonia e a convivência pacífica entre os homens e os demais seres inteligentes, mas não descarta o uso de força para atingir esse objetivo. No entanto, acredita que os seres vivos merecem uma segunda chance, para poderem reparar seus erros passados, então, o derramamento de sangue não o agrada. Por isso, sua arma favorita é sua maça Magtull, mas, mesmo assim, possui uma poderosa espada chamada Edell, que desembainha apenas para distribuir bênçãos ou em situações de extrema gravidade.
Ghallan conquistou sua posição entre seus pares demonstrando extrema capacidade de organização, estratégia e liderança durante o Theocisma, a grande guerra dos Imortais, na qual venceu as hostes comandadas por seu filho Vihan, e que culminou na destruição do Ern e na partida dos Deuses do plano material.

Símbolo: Coroa Estrela.

Seguidores: Reis, humanos, guerreiros, paladinos.

Aspectos: Humanos, cura, nobreza, civilização, supremacia, guerra.

Domínios: Glória, Cura, Nobreza, Proteção, Destruição, Guerra.



Treinamento dos Clérigos: Somente homens podem se tornar sacerdotes de Ghallan, e o aprendizado inicia-se já na infância. Os garotos são enviados aos templos ou mosteiros para receber os ensinamentos, e durante toda sua vida são obrigados a se exercitar física e espiritualmente e a obecer uma rígida hierarquia. Eles aprendem a operar milagres em nome do Altíssimo Rei através de uma rigorosa rotina de meditação, castidade, jejum e oração. Mesmo assim, nem todos que passam pelo treinamento chegam a ser ordenados. No entanto, existem aqueles que são dotados de uma fé extraordinária, e que podem se tornar clérigos com pouco tempo de preparação.

Missões: As funções dos clérigos concentram-se basicamente em manter a harmonia e o bem-estar das comunidades onde atuam e na manutenção do poder dos governantes aos quais servem. Prestar auxílio a lugares atingidos por doenças, investigar rumores sobre a aparição de mortos-vivos, depor o barão usurpador do trono em favor do príncipe legítimo, caçar e destruir demônios que se atrevem a vagar pela superfície de Marfa, são alguns exemplos de missões realizadas para a glória de Ghallan.

Orações: Os clérigos buscam se fazerem ouvidos pelo Pai através da repetição de longas litanias antigas e cânticos sagrados. No entanto, quando estão em campanha, os sacerdotes optam pelo uso da palavra sagrada "Bennsoe", como componente verbal para canalizar os favores divinos, agilizando o processo.

Templos: Os templos dedicados a Ghallan vão desde uma simples capela no campo até majestosas construções fortificadas em grandes cidades. Nesses lugares, fiéis podem encontrar cura para suas feridas, descanso para o corpo e alento para a alma.



Rituais: Os ritos de Ghallan são diversos, e tem os mais variados objetivos dentro de uma sociedade civilizada. O mais corriqueiro seria a benção da água e o mais elaborado trata-se da coroação de um monarca. Um rito importante, celebrado anualmente, é a Comunhão com a Luz, que é realizado para comemorar a união entre Ghallan e Asla.

Arauto e Aliados: Um anjo solar é o arauto de Ghallan. Seus aliados são arcontes guardiões, arcontes mensageiros e anjos planetários.

Relíquias: Coroa dos Bravos, Égide dos Reis.


...............................

A descrição desta divindade está de acordo com o Capítulo 5 do Dungeons & Dragons - Livro Completo do Divino, publicado no Brasil pela Devir Livraria. Dungeons & Dragons é marca registrada da Wizards of the Coast.



2 comentários:

  1. Muito bom.
    Ghallan é o lider das divindades, como o meu "Magnus".

    Bem completa sua página sobre ele.

    No meu caso, vai demorar pra sair algo assim sobre cada deus (em virtude de que a filosofia do divino no meu mundo é um pouco diferente).

    Quero ler sobre os outros!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Espero que Ghallan tenha alcunhas suficientes, mesmo não sendo tão rebuscadas quanto as das divindades de Khali ;P

    ResponderExcluir