21 de novembro de 2009

Asla, a Senhora da Luz


"De dia, o céu tem a cor das vestes de Asla".
Dito popular de Marfa

Divindade Maior (Neutra e Boa)

Asla, a Senhora da Luz, também conhecida por Amethis em algumas regiões, recebe diversos títulos, entre eles Divina Rainha, Fonte da Benevolência, Fonte Eterna do Bem, A Protetora, Detentora do Saber, A Dama do Dia, Mãe do Sol e da Lua, entre outros. Ela é personificação divina de toda a energia positiva do universo, sendo a deusa da cura, da luz, da magia e do conhecimento. É a Rainha dos Deuses, pois se casou com Ghallan e com ele teve muitos filhos, entre os quais estão Albrian, Krisa, Arkoth e Vihan. Mas primeiro, ela havia vivido uma intensa paixão com Pyros, Deus do Fogo, da qual nasceu Helion, o Deus Sol. Mas ela não suportou por muito tempo a impetuosidade e a fúria do voraz Mestre das Chamas, e acabou deixando-o. Depois, em outra ocasião, na tentativa de extirpar o único rancor existente em seu ser e num ato de extrema boa vontade, tentou aproximar-se de seu desafeto e antagonista divino, Arfos. Houve flerte e sedução a princípio, mas a convivência só fez aumentar o repúdio que um sentia pelo outro, e se separaram o quanto antes. Contudo, desse relacionamento resultou o nascimento de Selen, a Deusa Lua. Só então, ela teve a oportunidade de descobrir no Rei dos Deuses o companheiro ideal para si, no qual encontra auxílio em suas aspirações em relação ao plano material.
Segundo Asla, o bem sempre deve ser feito, a verdade sempre dita, as feridas devem ser curadas e o mal expurgado, pois somente na ausência do sofrimento e diante da tranquilidade é que pode haver o desenvolvimento material e espiritual. Para ela toda a sabedoria deve ser usada em prol da evolução das criaturas e de suas diferentes culturas, por isso, estimula a partilha de toda forma de conhecimento, sempre inspirando novas ideias e instigando as descobertas de sábios e estudiosos, tanto místicos quanto mundanos. No entanto, condena o uso do saber para fins egoístas e ambiciosos. Às vezes, escolhe uma de suas devotas e lhe concede um dom divino de sabedoria e clarividência, tornando-a um oráculo com o objetivo de trazer respostas para aqueles que precisam.
Asla defende a liberdade e prega a paz entre os povos, contudo sabe que o conflito às vezes é inevitável, ao ponto de ter sido ela quem organizou as hostes celestiais de anjos e arcontes para lutarem ao lado de seu marido durante o Theocisma. Ela possui um bordão chamado Kenns, que é sua arma favorita.



Símbolo: Estrela de oito pontas dentro de um círculo azul.

Seguidores: Magos, paladinos, bardos, professores, estudiosos.

Aspectos: Bem, cura, luz, magia, conhecimento.

Domínios: Bem, Conhecimento, Cura, Magia, Proteção.


Treinamento dos Clérigos: O estudo, que abrange todas as áreas do conhecimento, é demasiadamente rigoroso durante o treinamento do clero de Asla, que é composto exclusivamente por mulheres castas. As garotas são preparadas para serem, ao mesmo tempo, guias espirituais, guardiãs de pessoas e conhecimento, e também professoras. As noviças chegam a ficar até seis horas por dia debruçadas sobre pergaminhos e alfarrábios, durante os sete anos de aprendizado obrigatório, sem, no entanto, deixar as orações e exercícios marciais de lado. Só após esse período elas podem optar em se especializar em algum ramo específico, como história, teologia, diplomacia, ou mesmo magia e estratégia militar.

Missões: As clérigas de Asla são comumente chamadas a montar enfermarias de campanha e cuidar de feridos durante as guerras, explorar ruínas em busca de tomos ancestrais, caçar adeptos do culto a Arfos ou libertar cativos de mercadores de escravos.

Orações: Muitas das orações a Asla durante celebrações são belos cânticos sagrados, mas a prece mais popular é a chamada “Senhora da Luz”, que diz "Oh! Senhora da Luz, Fonte Eterna do Bem, auxilia minha mão a curar as feridas, ajuda meu braço a defender o fraco, clareia meus pensamentos para resolver os problemas e fortifica minha palavra para levar a luz de sua sabedoria até as trevas da ignorância. Oh! Divina Rainha ilumina meu caminho e guia meus passos hoje, e todos os dias de minha vida”.

Templos: Os templos de Asla são geralmente construções circulares com grandes vitrais, com uma espécie de claraboia no centro do teto. Essas características em conjunto com aparatos decorativos feitos de cristal, pedras preciosas, prata e ouro, visam garantir a iluminação constante no interior prédio durante o dia. À noite, castiçais enormes e magias de luz, chama contínua e luz do dia dão conta desse aspecto. Nas construções, ainda existem áreas reservadas para uma enfermaria, uma biblioteca, uma escola e uma sala para as clérigas copistas realizarem seu trabalho de reprodução de tomos. Geralmente, o comando de um templo é dividido entre três clérigas com aptidões distintas, pois segundo Asla, assim como o conhecimento, o poder também deve ser partilhado. É comum encontrar trios de sacerdotisas com uma clériga, clériga/guerreira e clériga/maga, ou ainda clériga, clériga/barda e clériga/paladina.

Rituais: Regularmente são feitas celebrações especiais diante de uma nova descoberta prática ou mística, ou da conclusão da escrita de um novo livro.Mas o clero dá muita importância a três ritos em particular. Um deles é o da Corrente de Mãos, realizado diante de uma saída diplomática bem sucedida em relação a uma situação de guerra iminente entre dois reinos. Outro é o Festival das Estrelas, no qual, a cada ano durante uma semana, exalta-se o poder da deusa, que se faz presente mesmo durante a noite, cujo senhor é Arfos. E por fim, o rito da Comunhão com a Luz, que anualmente as sacerdotisas, junto ao clero de Ghallan, celebram a união de suas divindades.

Arauto e Aliados: Um anjo solar é o arauto de Asla. Seus aliados são um esquadrão com 8 arcontes luminares, devas astrais e anjos planetários.

Relíquias: Elmo Espiritual.

...............................

A descrição desta divindade está de acordo com o Capítulo 5 do Dungeons & Dragons - Livro Completo do Divino, publicado no Brasil pela Devir Livraria. Dungeons & Dragons é marca registrada da Wizards of the Coast.


Nenhum comentário:

Postar um comentário